terça-feira, 10 de novembro de 2015

Carbúnculo Hemático

 O carbúnculo hemático ou Antraz é uma enfermidade infectocontagiosa, cosmopolita e altamente fatal que atinge mamíferos domésticos e selvagens, o homem e em circunstâncias especiais também as aves. É uma doença contagiosa que pode afetar varias espécies, geralmente é mortal. Entretanto os equinos são atingidos em menor número comparado aos bovinos. 

Causas: É produzida pelo Bacillus anthracis e, este micróbio encontra-se, principalmente, onde já ocorreu a doença, pois seus esporos permanecem no solo por vários anos. Geralmente estes esporos provêm de animais infectados que morreram e foram enterrados no campo sem o devido cuidado e trazidos à superfície pelas minhocas. As fezes e sangue dos animais que estiverem na pastagem são infectados. É comum em animais mantidos em regime de pasto, porém, pode surgir em estábulos por feno contaminado adquirido em áreas onde ela ocorre. Os esporos podem aparecer em qualquer lugar, porem existem áreas que são mais propícias. Em terrenos pantanosos e em áreas com muita matéria orgânica em decomposição, os esporos podem viver por tempo prolongado, durante anos. Os bacilos, porém, são pouco resistentes ao calor e à dessecação. Infelizmente o esporo é o elemento responsável pela maioria das infecções.

SINTOMAS - Nos equídeos, a enfermidade em geral apresenta forma relativamente benigna, com os seguintes sintomas: cólicas fortes; edema do peito, pescoço e da região faringiana. Também podem ocorrer: depressão, febre alta, dispneia, edemas subcutâneos no tórax e no pescoço, cólicas, faringite e hemorragia nasal. A morte, quando ocorre, as vezes é tão rápida que não se percebem os sintomas nos animais a campo. Nos casos fulminantes, a morte pode ocorrer em 24 e 48 horas e, nesses casos, observam-se os edemas (tumefações), diarreiasanguinolentas, cor de chocolate, e os animais se deitam com convulsões e dificuldade respiratória. Os cadáveres incham rapidamente e então observam hemorragias pelas aberturas naturais. O sangue é escuro e de difícil coagulação. Só estes sinais identificam a doença.
A necropsia é perigoso, sendo preferível, em caso de se pretender um diagnóstico de laboratório, enviar um esfregaço de sangue ou um osso de canela, muito bem protegido. O cadáver deve ser incinerado ou enterrado  no mesmo local, aplicando na sepultura uma boa quantidade de cal. Em propriedades onde tenha ocorrido casos de carbúnculo ou na vizinhança, os animais dever ser vacinados no mês de agosto , pois geralmente o carbúnculo aparece em outubro e a imunização requer de 20 a 30 dias.

Medidas recomendadas:
  1. Notificação de qualquer caso às autoridades sanitárias mais próximas
  2. Cremação perfeita do cadáver no próprio lugar da morte;
  3. Isolamento dos pastos contaminados;
  4. Desinfecção energética ou queima dos objetos e utensílios contaminados;
  5. Tratamento dos animais doentes com doses adequadas de soro anticarbunculoso;
  6. Vacinação sistemática de todos os animais sãos na região exposta à doença;
  7. Drenagem e saneamento das áreas pantanosas.

Tratamento: quando há tempo, o soro anticarbunculosos produz bons resultados. Em caso de suspeita consultar um profissional. 

(Recomendamos que em caso de suspeita de qualquer tipo de doença um veterinário seja consultado para melhor tratamento do seu animal.)

Fonte: 
CARBÚNCULO HEMÁTICO (ANTRAZ): UMA ZOONOSE IMPORTANTE NO RIO GRANDE DO SUL, ANTHRAX: A IMPORTANT ZOONOSIS IN RIO GRANDE DO SUL. Tassinari dos Santos, Hélvio. Disponivel em: <http://www.webrural.com.br/webrural/artigos/pecuariacorte/sanidade/carbunculoh.htm>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário